segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Castlevania é um clássico. Até de cabeça para baixo.

Olá Holics,
O GeekaHolic agradece muito a visita de todos e aos (poucos por enquanto) comentários feitos sobre meus posts. Lembrando que esse blog é feito para vocês que tem interesse pelo mundo geek.
Dessa vez venho para postar sobre um game (para variar) que acabo de detonar: Castlevania Dawn of Sorrow. E para começar a semana bem, se liga no background do blog. É isso aí. O gaH vai mudar periodicamente o seu background para tornar mais divertida a visita de vocês.

Bom, voltando ao game. Já fazia um tempo que não jogava um jogo da série Castlevania. O último que havia jogado foi o Castlevania Dracula X Chronicles, para Playstation Portable (PSP) que, diga-se de passagem, é um excelente game. Dawn of Sorrow é um jogo para Nintendo DS e foi o primeiro da série a ser lançado para o portátil. O sistema clássico de plataforma continua presente. A pontos que gostaria de ressaltar desse jogo.


No game você controla Soma Cruz. Uma das poucas vezes na série que você joga com alguem que não é da família Belmont, ou seja, um caçador. Confesso, que sempre preferi os utilizadores do Vampire Killer, o chicote de destruir vampiros usado apenas pelos Belmont. No entanto, simpatizei com a habilidade de Soma proposta no jogo. Ele é capaz de absorver as técnicas dos inimigos que destroi. Não, ele não é uma cópia do megaman. O jovem coleta as habilidades dos adversários e vai ficando mais forte. Uma maneira interessante de mostrar como ele conseguiu o clássico “dois pulos”.
O jogo é relativamente pequeno. Eu consegui zerar com os 3 finais diferentes em pouco mais 7 horas. Óbvio, que talvez eu esteja acostumado demais a games longos a lá Final Fantasy. No entanto é a diversão que conta aqui. Dawn of Sorrow proporciona uma experiência que eu tinha a muito tempo em game de plataforma. Fiquei horas jogando seguidamente. A dificuldade é digna de Castlevania. Perdi a conta de quantas vezes morri e tive que voltar desde o save point. E o melhor de tudo: eu não perdi a vontade de continuar jogando quando isso acontecia, o que é normal para qualquer jogo. Apesar de utilizar pouco a touch screen do DS, o jogo interage de maneira inteligente sem precisar de gráficos absurdos para prender o jogador.

A única coisa que acredito que poderia ser melhor no game (o que não é um ponto negativo de fato) é a arte do Character Designer, o desenhista dos personagens. O estilo anime é muito legal, porem “quebrou” a seriedade e o sentimento de obscuro que a arte dos outros games da série sempre passou, pois sempre se tratou de um jogo baseado em terror. Talvez tenha sido uma tentativa da Konami de tentar arrecadar um público mais jovem que ainda não conhece a série. Enfim vou deixar duas artes do personagem Soma Cruz, uma usando o desenho estilo anime do jogo e outra no estilo clássico Castlevania para vocês tirarem as próprias conclusões.

Enfim, na opinião do gaH é um game 90% VICIANTE. A Konami mais uma vez mostra que não é preciso inovar tanto para conseguir fazer um game divertido. E nesse mundo atual onde tentam inovar demais, a ponto de colocar um vampiro para brilhar a luz do dia, acho que é desse tipo de coisa que os fãs de videogames estão a procura.

Abraços a todos,
Viannabiel

4 comentários:

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  2. "Não, ele não é uma cópia do megaman"
    #ripacas hsauhsuahu
    Esse jogo foi uma boa escolha.
    Castlevania sempre(nem tão sempre) esteve entre nós.
    Gosto da forma como o estilo plataforma e muito bem explorado, porem... não faz tanto sucesso como o cara que fica atrás do armário ^^

    E por hoje e só
    Para o Infinito e Além geek-a-holic

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Cara... Os dois jogos, tanto o do DS quanto o do GBA, apresentam um ar a lá "Alucard" neles visto que para vc conseguir zerar o jogo do GBA no final verdadeiro voce precisa pegar as almas dos poderes que pertenciam a alucard ( como a transformação em morcego e a famosa "bola de fogo"), na minha sincera opinião o jogo do ds tentou fazer uma sequencia, e essa sequencia merece uma nota muito menor, pois na minha sincera opinião, os traços em anime nao ganham dos traços classicos que fizeram Castlevania : Simphony of Night o melhor castlevania ja feito... Conclusão... O DO GBA É MELHOR (Fugindo Enlouquecido)

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